quinta-feira, março 13, 2014

“Em todo tempo ama o amigo e na angustia se faz o irmão” Prov 18:24

Ser um bom amigo nem sempre é fácil, mas aproveitar a oportunidade para nutrir uma amizade duradoura sempre vale a pena. Enquanto os anos passam, algumas pessoas ficarão ao seu lado, mas muitas se distanciarão; e você compreenderá que cada amizade mantida é inestimável.
As vezes precisamos aprender a ser um bom amigo, e seguir alguns passos para ter sucesso nessa amizade, como:

1) - Ser honesto - Fazer com que os outros confiem em você, honestidade é a ação daquele que é justo, virtuoso, honrado, decoroso. Aqueles que vivem segundo Deus devem se esforçar para “zelar o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens” (IICor 8:21). Isso inclui nossa postura em todos os ambientes e contextos. A Bíblia aponta o caminho a ser percorrido para se viver honestamente, quando diz que “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8). Portanto, vivendo honestamente entre os homens glorificaremos a Deus pelas boas obras de justiça observadas em nós. (I Pe 2:12). Seja honesto com suas amigas também.


  • Ser honesto é diferente de ser grosso o suficiente para magoar os amigos.
  • Seja verdadeiro. Invista em pessoas que aceitem você do jeito que você é. Sua amizade não durará se seu comportamento não for sincero.
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.  Efesios: 4


2) -  Não use pessoas. Seus amigos simplesmente lhe deixarão para trás se descobrirem que você está apenas os usando. Amizades são sobre dar e receber. 


3) - Peça desculpas quando for necessário. Você não pode agir como se fosse perfeito se quiser que seus amigos confiem em seu caráter. Admita seu erro em vez de negá-lo, jogar culpa em outras pessoas também, é não assumir sua culpa na situação, caso tenha cometido erro.

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo.Efésios 4


  • Seja verdadeiro na hora de pedir desculpas. Permita que seus amigos escutem sinceridade em sua voz. 
4) - Seja leal. Se seu amigo lhe confiar um segredo.
  • Não deixe que outros digam coisas ruins sobre seu amigo

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.Efésios - 4

5) - Tenha respeito  - Se seu amigo tem certos valores e crenças que não se encaixem com as suas, respeite as escolhas dele/dela e disponha-se a escutar mais sobre tais temas. 

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.  Efésios 4.

6) - Seja Bondoso -
  • Faça um favor para seu amigo por conta da bondade de seu coração, e não por desejar algo em troca.  Quando seu amigo fizer algo legal para você, responda a essa atitude rapidamente.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.Efésios 4.

 7) - Aprenda a perdoar. Se quiser que sua amizade dure, você precisa conseguir perdoar o seu amigo e superar desavenças. Ninguém é perfeito precisamos perdoar e nos livrar do ressentimento que incomoda o coração,  para que possamos ser livre.
  • As vezes é necessário contar a ele os motivos de sua desavença ou que o entristeceu, e perdoar para manter uma amizade saudável.
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4.


A comunicação honesta é a base de uma amizade. Vocês estão destinados a terem um relacionamento difícil caso um não consiga falar com o outro espontaneamente.


Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. 
Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Efesios - 4


Uma das coisas mais bela que a vida nos reserva é a capacidade de fazer e ter amigos. O poeta popular canta: “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.  A Bíblia nos ensina: “Em todo tempo ama o amigo e na angustia se faz o irmão”. Entretanto, é preciso muita sabedoria para construir e manter um relacionamento entre amigos.

Não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" (Provérbios 25:17)

Nenhum comentário: